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Tecnologia de corretagem de seguros e o Corretor Biônico

Texto por:
28/06/23

6 min de leitura

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Conheça o conceito de Corretor Biônico e a importância dessa figura para o mercado de seguros, que se apoia na tecnologia de corretagem de seguros para oferecer soluções cada vez mais eficientes aos clientes.

Banner preto em que há  a imagem de uma mulher de cabelo preto, máscara de super-heroi roxa, roupa e capa rouxas. Ao lado dela está escrito "O corretor biônico como linha de frente do mercado de seguros". Aprenda como a tecnologia de corretagem de seguros é importante para este profissional.

O corretor de seguros é uma parte ativa do ecossistema de proteção da sociedade. Por isso, o profissional precisa estar sempre atualizado para oferecer as melhores soluções para o cliente. Precisa ser o que chamamos de “Corretor Biônico”. Você já ouviu falar nesse termo?

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Quem trabalha com a proteção da vida, patrimônio, saúde, vida financeira, tem um superpoder e chega a ser um “herói sem capa”, pois lida com a segurança de um acontecimento futuro. Outro superpoder é a visão raio-x: o corretor consegue se conectar com momentos das vidas das pessoas. Nesse sentido, o corretor oferece oportunidade, acolhimento em momentos desafiadores.

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O corretor de seguros, que antes da pandemia tinha incertezas sobre o futuro, soube se reinventar e comprovou que nada pode substituir o seu valor no mercado. Não é ameaçado pelo crescimento das insurtechs, venda direta ou associação.

O Corretor Biônico é a figura da linha de frente do mercado de seguros. Aquele que atua com multicanalidade, utilizando as principais ferramentas que estão ao seu alcance para entregar a melhor experiência, atendimento e solução ao segurado. Conheça agora essas ferramentas.

Entrega de Valor

Operações biônicas, tecnologia de corretagem de seguros, experiência personalizada e oferta de novos produtos e serviços: o corretor precisa entregar operações mais rápidas, mais relevantes e que propiciem uma experiência personalizada para o cliente.

Para que possa atender possíveis interessados da melhor forma possível, é preciso ter um amplo conhecimento sobre o produto a ser ofertado, além de promover um relacionamento duradouro e engajado com os clientes que já foram conquistados.

Conheça seu público

O corretor de seguros é aquele que indica as melhores soluções do mercado, então é primordial conhecer o seu público, ter aquele “feeling” do que os seus clientes necessitam e entender quais são as suas dores. Assim, dedicando-se a estudar o seu público e compreender melhor as suas demandas, é que você poderá oferecer as melhores soluções para os seus segurados.

Ofereça um atendimento personalizado

Sabendo qual é o perfil do consumidor, é possível oferecer um atendimento mais personalizado voltado para as suas necessidades. Como Corretor Biônico, quando você presta um bom atendimento, o seu cliente se encanta, sente-se acolhido e tem a percepção de que você o entende, gerando uma relação de confiança. Isso é determinante para a fidelização da sua carteira.

Tecnologia

O Corretor Biônico também é aquele que aproveita as facilidades da tecnologia para potencializar o seu trabalho e otimizar tempo.

Segundo estudo da Fenacor, o ESECS-PJ – 2017, a importância que o setor dá para a tecnologia supera os 80%, chegando a: 86% para tecnologia aplicada às vendas, 83% para prospecção, 93% para relacionamento com o cliente e 88% para gestão interna.

E por que a tecnologia de corretagem de seguros é tão importante para o corretor?

  • Otimização de processos;
  • Aumento da produtividade e da eficiência;
  • Melhoria da experiência do cliente;
  • Redução de falhas;
  • Simulação de cenários futuros;
  • Identificação de tendências;
  • Análise de resultados;
  • Oferta de soluções práticas aos clientes;
  • Atendimento através de redes sociais, chatbots e inteligência artificial.
  • Oportunidade de venda online.

Quais são as vantagens de vender seguros pela internet?

A internet permite que a sua corretora funcione 24h sem você precisar estar lá. Assim, disponibilizar links para cotação, segmentando seu público-alvo, aparecer na hora certa para quem procurar pelo seu serviço, são algumas das vantagens de um posicionamento online bem estruturado.

●      Maior alcance para novos clientes

A venda digital não limita o corretor de seguros. Ele pode atuar nacionalmente e ter acesso a clientes de todos os lugares e de todos os tipos. Um alcance maior de clientes por um custo mais baixo, já que aqui o corretor não precisa se deslocar para fazer visitas e pode conversar com os leads de forma totalmente online.

●      Maior foco no atendimento

Aqui a preferência por marcas fica em segundo plano. Através de um atendimento eficiente e personalizado, é possível apresentar ao cliente soluções que ele desconhece, mas que são mais compatíveis com o que está procurando.

Imagem mostra três pessoas. Duas delas aparentam ser um casal heterosexual. A mulher é negra de cabelo longo e usando uma blusa branca. O homem é branco, de camisa azul claro e cabelo curto e loiro.  Ele está assinando um contrato que parece ser um contrato de seguro residencial. Ao lado deste homem está um notebook cinza, virado para o casal. No canto esquerdo da foto, é possível ver uma mulher branca e loura, com uma blusa bege. Ela está apontando onde o homem deve assinar o contrato.

A venda online exige muito mais consultoria do corretor de seguros do que a venda física, uma vez que o consumidor não conhece o profissional e não vê a pessoa que o está atendendo. Por isso, é fundamental que o corretor que deseja atuar online estude e treine bem a sua comunicação, para que possa oferecer aos clientes um serviço personalizado e adequado a esta modalidade de venda.

Estrutura Organizacional Dinâmica

A estrutura organizacional é o desenho da forma de organização e hierarquia de uma empresa. Existem diferentes tipos que atendem a diferentes dinâmicas de trabalho, por isso o Corretor Biônico precisa considerar as particularidades e objetivos de negócios para definir os melhores processos para a sua corretora.

Existem basicamente três dinâmicas de atuação:

Desenvolvimento da estrutura da empresa:

Definição das estratégias, definição do modelo (dinâmica que entrega a proposta de valor diferencial de mercado) e a estrutura de gestão de pessoas do negócio.

Dinâmica das pessoas (competências, habilidades e atitudes – C.H.A.):

  • Conhecimento (teoria)
  • Habilidade (prática / experiência)
  • Atitude (vontade / comportamento)

Se você não tiver uma equipe com talento digital, que tenha esse olhar para a inovação, o sucesso vai ser muito mais lento e muito mais difícil. Essa dinamicidade da estrutura organizacional como uma plataforma dinâmica é fundamental para a seguradora ter essa capacidade de movimentar muito rápido, porque o mercado está se movimentando muito rápido.

Combinação das características do C.H.A. com o modelo de negócios:

O momento para mesclar as necessidades de desenvolvimento do negócio com as características das pessoas (C.H.A.), papel que precisa ser exercido pelo gestor diariamente.

A liderança deve participar ativamente das 3 dinâmicas da estrutura organizacional planejando, definindo, organizando e monitorando os processos que são realizados na empresa.

O mundo vem passando por diversas transformações, e tudo que consumimos hoje é diferente da forma como fazíamos há tempos atrás. Com os avanços da tecnologia, os comportamentos dos consumidores também mudaram.

Em suma, para acompanhar as mudanças e transformações do mercado de seguros e estar sempre atualizado, é essencial a utilização da tecnologia de corretagem de seguros. Somente assim ele poderá se tornar um Corretor Biônico e entregar valor aos clientes, independentemente do preço que estes pagam pelo seguro. A importância desse profissional será cada vez mais reconhecida pela sua capacidade de oferecer soluções personalizadas e eficientes, que atendam às necessidades e expectativas do mercado. Com a tecnologia de corretagem de seguros, o corretor se torna um agente essencial na proteção do patrimônio e da vida das pessoas..

É preciso se reinventar e se organizar. O momento atual pede reflexão e o Corretor Biônico precisa estar atento.

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