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Comparando a venda física e digital no mercado segurador

Texto por:
14/06/23

3 min de leitura

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14/06/23

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No mundo cada vez mais conectado em que vivemos, é natural que o mercado de seguros acompanhe a tendência da transformação digital. Contudo, a venda física ainda é uma realidade presente e é importante entender as particularidades entre a venda física e digital de seguros. Neste artigo, vamos comparar essas duas formas de vendas e ajudá-lo a entender qual é a melhor opção para o seu perfil. Descubra as diferenças entre a venda física e digital no mercado segurador e tome a decisão certa para proteger o seu patrimônio.

Dúvidas sobre vender produtos e serviços são comuns no mercado de seguros. A concorrência é grande, com particularidades entre as vendas físicas e digitais. No entanto, um levantamento feito pela Cupom Válido revelou que o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025¹.

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Quando o assunto é o mercado de seguros, muitas pessoas ainda se prendem à ideia da venda física. O tradicional contato presencial entre cliente e corretor sempre foi muito valorizado por ajudar na confiabilidade do cliente que estava prestes a adquirir um produto intangível. No entanto, o conceito de que apenas o presencial é confiável já está ultrapassado.

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Hoje, corretores de seguros que trabalham com atendimento exclusivamente online estão colhendo bons frutos em suas vidas pessoais e profissionais.

O meio digital permite maior agilidade e produtividade ao corretor, além de maior alcance de clientes por custo reduzido. Além disso, o profissional consegue acompanhar a jornada do cliente desde o primeiro contato, obtendo dados concretos sobre o objetivo do consumidor e se a entrega do serviço foi compatível.

Principais diferenças entre venda física e digital

Venda física

Relacionamento

Geralmente, a venda física é feita quando já existe um elo entre o cliente e o profissional, seja por indicação de um conhecido ou uma parceria já existente.

Reconhecimento da marca

Em vendas dessa modalidade, o consumidor sempre demonstra preferência por marcas/corretoras que conheça, o que nem sempre significa que terá um melhor custo-benefício.

Atendimento presencial

O atendimento presencial é bem diferente do digital, pois o cliente já tem uma percepção da pessoa que o está atendendo. Nesse caso, a imagem passada pelo profissional naquele momento faz a diferença. Além disso, nessa modalidade, a consultoria não é o principal diferencial.

Venda online

Maior alcance para novos clientes

A venda digital não limita o corretor de seguros. Ele pode atuar nacionalmente e ter acesso a clientes de todos os lugares e de todos os tipos. Um alcance maior de clientes por um custo mais baixo, já que aqui o corretor não precisa se deslocar para fazer visitas e pode conversar com os leads de forma totalmente online.

Maior foco no atendimento

Aqui a preferência por marcas fica em segundo plano. Através de um atendimento eficiente e personalizado, é possível apresentar ao cliente soluções que ele desconhece, mas que são mais compatíveis com o que está procurando.

Jaime Silvela, Diretor de Inteligência Artificial da Solera, apresentou pesquisa em palestra no CQCS Insurtech & Innovation 2022. Segundo a pesquisa, 70% dos clientes de seguros mudariam de empresa para uma experiência digital mais rápida e 49% querem uma experiência de “autoatendimento” totalmente digital.

Para quem ingressa no mercado de seguros, é crucial entender as diferenças entre as vendas e seus benefícios. No entanto, é inegável que comprar online tem se tornado uma tendência entre os consumidores brasileiros, pela praticidade e agilidade proporcionada.

Em resumo, a venda online exige muito mais consultoria do corretor de seguros do que a venda física, uma vez que o consumidor não conhece o profissional e não vê a pessoa que o está atendendo. Por isso, é fundamental que o corretor que deseja atuar online estude e treine bem a sua comunicação, para que possa oferecer aos clientes um serviço personalizado e adequado a esta modalidade de venda.

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